Providence, um bairro de hortas comunitárias

Uma matéria interessante me chamou atenção no jornal do Bom dia Brasil da rede Globo, algo que poderia se espalhar e ser mais comum nos tempos atuais.
Em Providence, a capital de Rhode Island, as hortas cultivadas em terrenos baldios fizeram uma revolução que começou há mais de 30 anos, com uma iniciativa simples e que com a ajuda de todos da vizinhança fizeram o ambiente rural se separar de forma harmoniosa do ambiente urbano, a ideia criativa se tornou sustentável e habitavelmente mais saudável para a população que mora lá, com a ajuda dos próprios habitantes que deram uma nova vida as regiões degradadas da periferia e uma visão aos moradores de um bairro mais requintado.

É um bairro que também poderia ser chamado de uma fazenda comunitária feita por eles e para eles, comida saudável e barata, e terrenos abandonados, agora verdes e limpos. O bairro que era pobre que sofreu com o desemprego e a violência no começo de 1980 e fazendo os moradores fugirem da região, deixando casas vazias e ruas devastadas com o descaso que tomaram conta do local.

Estudantes universitários e os moradores se uniram para transformar os terrenos abandonados em uma fazenda funcional e bonita, fazendo com que eles mesmos saíssem de suas casas se sentido mais seguros e mais a vontade, e tomando tudo uma atividade produtiva sem muito esforço.
A ONG surgiu a 14 anos para evitar a falta de comida para as famílias pobres e garantir a manutenção comunitária ativa, tudo muito independente, econômico e ambiental, isso fez com que a produtividade da região se espalha-se por outros bairros da cidade. Os pequenos agricultores tomaram a frente e venderam a produção das hortas em feiras montadas em barracas na região,com direito a música para tornar o ambiente ainda mais agradável para a família que visita. É um estilo de vida que puxa tudo para melhorar cada vez mais, e inspira as pessoas a construir um lugar melhor para se viver.

Para quem não assistiu tem o vídeo da matéria que vale a pena ver no site do G1 na página do jornal do bom dia Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s